segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nossa visita à 29ª Bienal de Artes de São Paulo!

A visita ocorreu em 20/10/2010, no período da manhã. Levamos um grupo de 19 mulheres que freqüentam regularmente as oficinas de informática e artesanato, e três crianças (filhos das participantes).
Alugamos um microônibus para a locomoção e conforto das “navegantes”, por serem a maioria mulheres adultas acima de 40 anos, e algumas com leve dificuldade .
Desde o inicio, todas estavam ansiosas para a visita, nunca haviam visitado antes uma Bienal.
Foram participativas, se expressaram, contextualizaram, prestaram muita atenção nas explicações do monitor que acompanhou. De forma geral, a visita foi qualitativa com resultados significantes na vida de cada uma. Por se tratar da Bienal de Artes de SP, tiveram contato com obras de artistas contemporâneos de vários paises.


Abaixo, algumas imagens desde a nossa saída do Promover. Após a visita, em oficina, coletamos alguns depoimentos para sabermos como foi a experiência para o grupo. Através dos relatos, podemos sentir como se faz importante passeios culturais, o quanto contribuem para o crescimento e desenvolvimento do "capital cultural", resgate de auto-estima, são inúmeras as possibilidades positivas dentro deste processo.
O processo em grupo faz com que os envolvidos verbalizarem com outros suas lembranças, seus saberes e cultura, além de sensibilizar o olhar para que possamos perceber o mundo em nossa volta.
A certeza que fica, é que será sempre uma boa lembrança para cada uma que esteve presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário